Vire chef e combine sabores asiáticos e inusitados no Tantra Restaurante
A oportunidade de provar a culinária da Mongólia, com ingredientes bem exóticos, como carne de tubarão ou de javali, é o Achado Elo da casa
A cidade de São Paulo guarda verdadeiras joias gastronômicas. Uma delas é o Tantra Restaurante, localizado na Vila Olímpia, que conduz o público a uma viagem por uma Ásia diferente do habitual. Com ar rústico e convidativo, a casa explora desde 1998 o lado saudável, exótico e afrodisíaco da culinária asiática.
O mais interessante é que, apesar de o chef Eric Thomas usar referências de vários países, como Índia, Tailândia, Japão e China, o destaque do Tantra fica para os pratos inspirados nos sabores da Mongólia –e esse não poderia deixar de ser o Achado Elo do lugar!
A experiência proposta pelo estabelecimento é realmente única. Isso porque a refeição mais queridinha pelos visitantes é o Mongolian Grill, um buffet que funciona diariamente para almoço e jantar em esquema de rodízio. Todos estão livres para fazer as combinações de ingredientes que preferirem e, depois, tudo é finalizado com perfeição na chapa.
São milhares de misturas possíveis! Há frutos do mar frescos, aves, peixes (como tubarão), vários tipos de carne -incluindo a de javali -, legumes, molhos e 42 tipos de especiarias, entre ervas e condimentos.
Para ninguém se sentir perdido(a), na parede há um cardápio com várias sugestões. Mas isso é mais para o público não errar nas quantidades e poder voltar mais vezes ao balcão, experimentando outras harmonias.Quem quiser se preparar para essa delícia pode ver algumas dicas aqui. Também é possível fazer refeições vegetarianas e veganas!
O mergulho na cultura asiática não se restringe à gastronomia! O proprietário quis que as pessoas tivessem uma vivência mais completa. Então, à noite, em alguns dias da semana, acontecem atrações culturais. Às sextas, por exemplo, a magia fica por conta das acrobacias em tecido e, aos sábados, é a vez da dança egípcia com serpente.
Ásia afrodisíaca
Quer conhecer outro lado da Ásia? Thomas utiliza muitos ingredientes afrodisíacos nos pratos e nas bebidas, como o ginseng. E se você quiser explorar esse paladar, mas não sabe como, no próprio menu tem uma categoria “Afrodisíacos”.
É lá que estão delícias como Filet Mignon com morangos e Pimenta, Curry Kissed Salmon (salmão ao curry amarelo na cama de rúcula e manga com lascas de coco), Thai red curry (lagosta, lula, camarão e mexilhão) e Ying Yang (duo de camarão empanado no panko e noodle crocante, acompanhado com purê de ervilha no wasabi e hortelã com farofa revigorante).
Porém, se você quiser ser um pouquinho mais conservador na mistura de sabores, o restaurante conta com uma sessão de pratos clássicos em seu menu como o Salmão no Cedro (filet de salmão fresco levemente defumado no cedro, com molho coreano caseiro) e a Thai beef Salad (tiras delicadas de mignon no molho de ostras com folhas verdes, cebola roxa e tomate).
Mas, com certeza, o mais divertido do Tantra é a carta autoral de drinks afrodisíacos, desenvolvida pelo próprio Thomas. Com nomes sugestivos, as bebidas garantem uma mistura poderosa de sabores.
Entre as delícias estão o Desejo (sorvete, ganache de chocolate, conhaque, licor de chocolate, licor de cacau, amarula, cumaru e marshmallow) e o Orgasmo (vodka de baunilha e camaru, licor de pêssego, curaçao blue, suco de abacaxi, infusão de energéticos naturais a base de guaraná, ginseng e jambu).
Já os sucessos da casa são o Dragão Vermelho (pitaya, gin, xarope de frutas vermelhas, xarope de hortelã, tônica, picolé limão e alecrim) e o Sutra (saquê, leite de coco, lichia, xarope de canela e canudo comestível de canela).
Outro diferencial do Tantra é a utilização de flores comestíveis nos preparos de drinks, pratos e sobremesas. E como o local só trabalha com ingredientes frescos e sazonais, sempre existem opções diferentes e atrativas, sobretudo durante a primavera.
A bebida Metamorfose, por exemplo, é uma combinação de vermute, vodka, licor de laranja, limão e flor de clitória. Entre os doces, o uso da flor se destaca na torta de leite ninho com calda exótica de flor de hibiscos.